Quantcast
central de abastecimento

Óbidos quer criar grande central de abastecimento para mercado regional

Pequenos agricultores isentos de cortes nos subsídios

A Câmara Municipal de Óbidos quer concentrar a produção agrícola do concelho numa grande central que reúna 200 agricultores que abasteçam diretamente o mercado regional.

De acordo com declarações do presidente da Câmara, Humberto Marques, à Lusa, em Óbidos existem “restaurantes e hotelaria a comprar os produtos caros e agricultores a vendê-los muito baratos” e a autarquia defende que a produção agrícola do concelho seja direcionada para o mercado regional “a preços mais competitivos para quem comprar e mais vantajosos para quem vende, já que não terão que passar por toda a cadeia de intermediários”.

O projeto, denominado Grande Central das Várzeas, pretende ainda “dar resposta ao problema das grandes margens de lucro que ficam nos intermediários, enquanto os agricultores recebem apenas cerca de 20% de toda a cadeia de valor e o consumidor continua a pagar os produtos muito caros”, continuou Humberto Marques.

banner APP
 

O projeto está inscrito no orçamento da câmara para 2014 e irá ser alvo de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito da qual a autarquia prevê obter incentivos de 300 mil euros, repartidos por três anos.