Quantcast
Agricultura

ONU está a criar sistema para alertar agricultores de chuvas e secas com antecedência

seca Vida Rural

A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Meteorológica Mundial, ambas agências da ONU, estão a desenvolver um sistema de alerta que permitirá avisar os agricultores com três meses de antecedência sempre que se possam verificar fenómenos extremos como chuvas e secas.

“A FAO está a criar, junto com a Organização Meteorológica Mundial, um sistema de alerta que estamos a fazer chegar a todos os governos e queremos em breve fazer chegar aos próprios fazendeiros através dos seus telemóveis. Isso vai-nos permitir, três meses antes, saber se vai chover, se vai ter seca e colocar medidas preventivas”, revelou o secretário-geral da FAO, José Graziano da Silva.

banner APP

De acordo com o Sapo 24, que cita o responsável, o que se pretende é evitar a repetição de crises como a verificada este ano em África graças ao El Ninõ, em que milhões de pessoas estão em risco de fome devido a uma seca de elevada gravidade.

Como referem as agências da ONU, a melhor forma de reduzir o impacto destes fenómenos naturais é através da antecipação dos mesmos, de forma a que os agricultores possam proteger as suas colheitas.