Quantcast
Suinicultura

Suinicultores criam selo de qualidade para o porco nacional

carne de porco nacional

Os suinicultores nacionais vão criar a marca Porco.pt. De acordo com o Jornal de Negócios, este selo será atribuído à carne de porco produzida em território nacional que cumpra determinados padrões de excelência, chegando aos lineares dos supermercados já no próximo ano.

“A carne qualidade já tem, mas é preciso elevar da qualidade para a excelência. Queremos que o suinicultor pense que o caminho é a diferenciação porque queremos que quando uma pessoa prove aquela carne de porco que se sinta guloso, pela palatabilidade, e que amanhã lhe apeteça outra vez”, refere João Correia, porta-voz do Gabinete de Crise dos Suinicultores citado pelo jornal.

banner APP

Aqueles que queiram ter acesso a este selo de qualidade deverão cumprir um conjunto de regras que constam de um caderno de encargos criado para o efeito e que inclui medidas para toda a fileira da carne de porco, incluindo fabrico da ração, transporte de animais, produção dos animais, unidades de abate, salas de desmanche, distribuição e unidades de venda.

A medida surge como uma resposta à crise vivida pelo setor, razão pela qual nasceu no final de 2015 o Gabinete de Crise dos Suinicultores que tem reivindicado, entre outras coisas, o aumento do preço da carne de porco pago aos produtores nacionais e a adoção pelos canais de distribuição de um rótulo que identifique de forma clara o país de origem da carne de porco vendida.