O Ministério da Agricultura anunciou esta terça-feira (14 de fevereiro) o apoio de Portugal na erradicação da fome e da pobreza nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) através da disponibilização de 5 milhões de euros.
Numa nota enviada às redações, Capoulas Santos, ministro da Agricultura, revela que se trata de um “contributo nacional para fazer face a este enorme flagelo”, ajudando a “combater a fome e a má nutrição, naturalmente através de projetos que ensinem a pescar e não que entreguem o peixe, como se costuma dizer”.
Neste âmbito, ao longo de 2017, “serão abertas candidaturas no âmbito das medidas destinadas à Cooperação Transnacional, medidas integradas no PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, que se destinam a apoiar projetos de desenvolvimento e ações concretas que envolvam os atores deste programa, os GAL – Grupos de Ação Local em articulação com os países da CPLP”.
O país irá agora “trabalhar com cada um dos países para a definição de prioridades e para a definição das regras, neste caso nos âmbitos nacionais e comunitários, que estão submetidas dentro do plano de desenvolvimento rural.”