Quantcast
Agricultura

Portugal vai receber a edição de 2017 do Agro Innovation Sumitt

Capoulas Santos Agri Innovation Sumitt Vida Rural

Portugal vai acolher a edição de 2017 do Agro Innovation Sumitt. A notícia foi avançada na passada semana pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, durante a Sessão Comemorativa do 130º Aniversário da Escola Superior Agrária de Coimbra.

O Agro Innovation Sumitt é uma iniciativa do Governo português que será desenvolvida em colaboração com a União Europeia, prolongando-se ao longo de dois dias para debater o conceito de digitalização aplicado à agricultura. De acordo com o ministério da Agricultura, a discussão irá envolver grupos operacionais dinamizadores de projetos nesta área e terá uma vertente dedicada às startups agrícolas.

“O conceito de digitalização tem vindo a ser desenvolvido no domínio da inovação como modelo de futuro para a agricultura, que consiste na substituição de estruturas físicas de apoio à atividade por plataformas digitais que reduzem a distância entre os produtores e os consumidores, reduzindo custos económicos e ambientais”, explica o ministério da Agricultura.

banner APP

Para o Ministro da Agricultura, “trata-se de uma iniciativa que vai tornar visível a mudança de paradigma da agricultura, que exige cada vez mais formação qualificada e que se está a transformar numa atividade cada vez mais interessante para os jovens, ligada às novas tecnologias”.

Capoulas Santos refere também que “o facto de a Agri Innovation Sumitt 2017 se realizar em Portugal é o reconhecimento, por parte da União Europeia, de que a Agricultura portuguesa está na primeira linha da inovação e é uma atividade competitiva realizada por profissionais que, tendo partido em situação de grande desvantagem relativamente aos agricultores dos outros Estados-Membros, atingiram um patamar de excelência, que muito tem dinamizado a produção nacional”.

A Agri Innovation Sumitt 2017 realiza-se em outubro e contará com a participação dos Comissários europeus da Agricultura e da Inovação e vai realizar-se em Oeiras, onde se situam as instalações do INIAV – Instituto de Investigação Agrária e Veterinária.