Quantcast
Hortofrutícolas

Este sistema vai dizer-lhe como estão os preços das frutas e dos legumes

A ideia é da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP): um sistema que lhe diz como estão as cotações dos frutícolas e dos hortícolas nos mercados grossistas europeus.

O sistema, disponível online, chama-se Agrimarkets e reúne informações provenientes de dez mercados grossistas europeus: Madrid, Barcelona, Frankfurt, Munique, Berlim, Colónia e Hamburgo, Rungis (Paris), Marselha e Toulouse.

De acordo com a CAP, o objetivo é que estas cotações sejam atualizadas automaticamente na semana posterior à sua ocorrência, com exceção das cotações francesas, em que os dados serão disponibilizados com cerca de 25 dias de atraso, “pelo que apenas são apresentados alguns produtos nestes mercados: pera Rocha, diversas variedades de maçã, kiwi, diversas variedades de laranja, beringela, courgette e diversas variedades de tomate. As cotações para pêssego, nectarina, uva e damasco serão disponibilizadas a partir do mês de março.”

 A CAP quer, assim, “contribuir para uma maior acessibilidade a um tipo de informação que usualmente está dispersa e que é fundamental para o quotidiano dos operadores do setor das frutas e produtos hortícolas.”