A Syngenta convidou as empresas parceiras neste ensaio a falar sobre boas práticas de pulverização, de adubação e de ensilagem, apresentando uma visão global sobre a cultura do milho, da semente até ao silo.
O dia de campo decorreu à volta de cinco estações temáticas – programa de fertilização; variedades de milho Syngenta; aplicação de herbicidas; herbicida Lumax e nutrição animal.
Segundo a Syngenta, as duas modalidades de adubação em ensaio, com adubos de fabrico Yara, “estavam visivelmente muito parecidas, com plantas saudáveis e sem quaisquer sintomas de carências”.
“Ambas as modalidades produziram bastante bem, com ligeira vantagem para a parcela nº 2, onde foi aplicado o Actyva 20-7-10 + adubação foliar. Estes resultados mais elevados verificaram-se mesmo nas variedades de ciclo 600 (ciclos largos). Trata-se de um produto que entra no segmento dos adubos de libertação controlada, sem qualquer tipo de restrições, pela experiência obtida”, explica Gonçalves Pereira, técnico comercial da Cadubal, empresa representante da marca Yara em Portugal.