O vinho português vai ser promovido na Hong Kong Wine & Spirits Fair, de 8 a 10 de novembro, onde vai contar com diversos portugueses que procuram fomentar o interesse e a boa recetividade conseguidos na Vinexpo Asia-Pacifi e na China Wine & Spirits Awards 2012, onde os vinhos portugueses foram distinguidos com 140 medalhas, explica a ViniPortugal em comunicado.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “o mercado chinês apresenta um potencial de crescimento, pelo que constitui um alvo prioritário ao nível da promoção internacional e um mercado atrativo para os vinhos portugueses, designadamente fora do espaço europeu“, e acrescenta que apesar da diferença cultural e dos condicionalismos impostos pela distância geográfica, “os vinhos portugueses obtiveram em 2011 vendas no valor de 13,7 milhões de euros e assistiu-se a um aumento de 80% do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado”.
A ViniPortugal vai organizar três Grand Tasting em Beijing, Shangai, Guangzhou, de 30 de outubro a 6 de novembro, e estes eventos são provas anuais que pretendem aumentar a notoriedade dos vinhos de Portugal e promover o potencial de negócio para os agentes económicos portugueses. Cerca de 50 produtores vão apresentar 350 vinhos nestas ações.