Agroindústria

Startup nacional vence programa de inovação agroalimentar internacional

Startup nacional vence programa de inovação agroalimentar internacional

A startup portuguesa Agri Marketplace foi a grande vencedora da edição de 2018 do Food Accelerator Network Programme (FAN), uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). O prémio distingue a plataforma digital global da startup portuguesa que pretende ligar os agricultores e as organizações de produtores de forma direta aos seus clientes agroindustriais, promovendo a transparência e o comércio justo.

Na edição deste ano, o Food Accelerator Network Programme recebeu mais de 1000 candidaturas de todo o mundo entre as quais apenas 200 foram selecionadas para apresentação a um júri de mais de 150 especialistas.

A portuguesa Agri Marketplace integrou o grupo das 41 startups selecionadas para frequentar o programa de aceleração intensivo de quatro meses, lecionado e orientado por académicos e profissionais de renome dos setores alimentar e tecnológico, e depois da conclusão do programa sagrou-se a grande vencedora.

A plataforma nacional pretende promover a comercialização online de produtos agrícolas, facilitando o encontro entre a oferta e a procura: o produtor insere a informação sobre o produto a vender num formulário e os potenciais compradores consultam as ofertas de venda e manifestam os seus interesses de compra.