Quantcast
Branded Content

Todolivo I-15P: Imbatível em produtividade nos macroensaios de Melhoramento Genético realizados por Todolivo em sequeiro e com rega

Todolivo I-15P: Imbatível em produtividade nos macroensaios de Melhoramento Genético realizados por Todolivo em sequeiro e com rega

Quando há 16 anos, uma nova e desconhecida variedade, identificada como I-15, foi concebida e plantada pouco depois, com apenas 40 cm de altura na propriedade de pesquisa ‘Cruz de los Huertos’, juntamente com o restante das 1344 variedades obtidas numa primeira fase de cruzamentos do Programa de Melhoramento Genético Todolivo. Iniciava-se um longo e exigente processo de avaliação no campo, do qual ninguém poderia prever o futuro deslumbrante que se reservava para esta prometedora variedade.
Desde então, Todolivo I-15P acumulou um histórico produtivo extraordinário. Participou em vários testes realizados em vários locais agroclimáticos, tanto de sequeiro quanto irrigado, com a finalidade de completar a avaliação rigorosa a que Todolivo submete as novas variedades obtidas no seu Programa de Melhoramento Genético. Em todos estes testes, Todolivo I-15P foi-se mostrando imbatível em produtividade, superando não apenas seus pais, os clones: I-43® Arbosana e I-38® Koroneiki, mas também todas as variedades tradicionais com as quais foi comparada.
Uma boa prova disso são os resultados obtidos em mais um ano nos macrotestes de melhoramento genético que Todolivo realiza nos Centros de Pesquisa: ‘La Mata’ (com rega), ‘Las Hazuelas’ (rega/sequeiro) e ‘Calderito Alto’ (sequeiro). Nestes ensaios, Todolivo I-15P é avaliado juntamente com 102 variedades, 71 delas pertencentes ao Programa de Melhoramento Genético Todolivo e 31 variedades tradicionais. Em todos eles, a média de quilos de azeite/ha obtido por Todolivo I-15P em todas as colheitas feitas até hoje, seis em ‘La Mata’ e quatro em ‘Las Hazuelas’ e ‘Calderito Alto’, tem sido superior à dos seus pais e à de todas as 31 variedades tradicionais com que é comparada nos referidos testes.

Todolivo 2

Variedade Todolivo I-15P. Centro de Investigação com rega ‘Las Hazuelas’ (Córdova).

A seguir, deixamos como amostra um resumo do histórico de produção de Todolivo I-15P em comparação com as variedades tradicionais mais produtivas dos ensaios de melhoramento genético realizado nas bessanas de cultivo ‘Cortijo Oeste’ e ‘Cortijo Este’ da propriedade ‘La Mata’, com rega, como na propriedade de sequeiro ’Calderito Alto’.

Todolivo Tabela I

Todolivo Tabela II

banner APP

Todolivo Tabela III

Por outro lado, Todolivo I-15P tem uma elevada capacidade de produzir ramos muito produtivos com entrenós curtos, que se distribuem por toda a superfície foliar, o que lhe permite centralizar uma grande quantidade de azeitonas na árvore e manter uma alta consistência produtiva todos os anos.
Tem um elevado rendimento de gordura, principalmente no início da colheita, quando marca as maiores diferenças em relação ao resto das outras variedades. Isso permite antecipar a colheita de modo a proporcionar preços mais elevados do azeite, que geralmente ocorrem no início da campanha.
Além disso, apresenta uma elevada rusticidade e uma boa adaptação a diferentes solos e climas, mostrando um comportamento ideal tanto em sequeiro como com rega.

Todolivo 3

Centro de Investigação de sequeiro ‘Calderito Alto’ (Córdova).

O seu porte aberto e copa média/baixa tornam-na ideal para o cultivo em sebe, o que facilita a sua formação e manutenção, contribuindo para o preenchimento de espaços na linha e a rápida criação da sebe. Quanto à poda, é simples, o que torna este trabalho muito económico.
Apresenta características morfológicas que favorecem a sua adaptação a sequeiro, como, por exemplo, o seu poderoso sistema radicular e folhas coriáceas, o que permite uma melhor captura da humidade do solo, bem como a redução de transpiração e evaporação da água. As suas produções em sequeiro são espetaculares, concluindo com sucesso a maturação dos seus frutos, em alguns ensaios onde persiste a seca durante anos
Relativamente às doenças, mostra-se resistente ao repilo e tolerante ao Verticilium e tuberculose.
Além disso, esta variedade produz um azeite de ótima qualidade que combina perfeitamente com as características organoléticas dos seus pais, Arbosana e Koroneiki. Este azeite é caracterizado por um frutado intenso com aromas que lembram ervas frescas e frutas verdes. Na boca, apresenta-se suave e fresco, com um ligeiro picante e amargor que o tornam muito atraente e equilibrado no paladar.

Todolivo 4

Variedade Todolivo I-15P. Centro de Investigação de sequeiro ‘Calderito Alto’ (Córdova).