Quantcast
Financiamento

Comissário Europeu da Agricultura quer mais orçamento para PAC face à inflação

Novo comissário europeu da Agricultura promete mudar modelo de reforma da PAC

O comissário europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, defende que o orçamento europeu para a PAC deve ser aumentado no próximo programa de financiamento, que se inicia em 2028.

Segundo o portal Euractiv, o comissário, durante uma reunião da comissão AGRI do Parlamento Europeu, defendeu que “é de importância crucial que a PAC proporcione incentivos suficientes para que os produtores se mantenham em conformidade com as obrigações crescentes e dispendiosas”.

 

Janusz Wojciechowski sublinhou que é necessário um orçamento mais forte para salvaguardar “a segurança alimentar, a agricultura e as comunidades rurais e a proteção ambiental”.

O comissário sugeriu que a única opção para fazer face à situação é reconsiderar a percentagem da PAC no quadro financeiro plurianual (QFP), uma vez que já foram utilizadas todas as flexibilidades existentes no quadro atual que visam minimizar o impacto da inflação.

banner APP VR Mobile
 

A discussão sobre o próximo QFP (referente ao período 2028-2034) já começou. Entretanto, o executivo europeu já calendarizou uma revisão do QFP atual para o segundo trimestre de 2023.

Apesar do comissário não ver muitas oportunidades para alterar o atual acordo, afirmou que vai “tentar garantir que, antes do final do nosso mandato, sejam apresentadas algumas propostas ambiciosas sobre o futuro da PAC, incluindo o orçamento”. Janusz Wojciechowski acrescentou que “pensar em mudanças que possam ser introduzidas no QFP neste momento” também é necessário.