Quantcast
Pecuária

Já pode inscrever os seus terrenos no Banco de Terras para pastores na região Centro

Banco de Terras pastores

Está aberto o período para a inscrição de terrenos no Banco de Terras para pastores da região Centro. A iniciativa, destinada a proprietários de terras que queiram arrendar as mesmas para atividades na área da pecuária, enquadra-se no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro e do Banco de Terras para pastores, promovido pela Cooperativa Agro-pecuária dos Agricultores de Mangualde (COAPE).

Podem inscrever-se os proprietários de parcelas rústicas situadas nos concelhos de Mangualde, Nelas, Gouveia, Fornos de Algodres, Penalva do Castelo e nas freguesias de Silgueiros, S. João Lourosa, Fragosela e Povolide, no concelho de Viseu.

Os proprietários que pretendam inscrever os seus terrenos no Banco de Terras para pastores devem formalizar a sua candidatura por email para este endereço: cideca@coape.pt. A documentação necessária, condições e critérios de integração dos terrenos estão disponíveis no site oficial da COAPE.

Em comunicado enviado às redações, a RURIS – empresa de desenvolvimento de territórios – refere que esta iniciativa se trata de “um instrumento de desenvolvimento e crescimento das economias locais, já que favorece o acesso a terras de novos empreendedores rurais que pretendam dedicar-se à pastorícia, prevenindo assim o abandono de terras e a degradação da paisagem”, conclui.