A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores – apresentou o Projeto Conjunto de Internacionalização para 2023-2025, para reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2 500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
O documento prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados (Estados Unidos da América, Chile, Índia e Polónia), a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor.
As missões empresariais e ações de prospeção arrancam em 2024, sendo que na Polónia o início só está previsto para 2025. Em relação às feiras internacionais, a Portugal Fresh levará as empresas nacionais à Fruit Attraction (2023 e 2024), à Fruit Logistica (2024 e 2025) e à IPM Essen (2024 e 2025).
A associação irá também reforçar a sua presença no digital, com a publicação de vídeos e dashboards com informação atualizada sobre a evolução das exportações.
A iniciativa é apoiada pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e conta com um investimento global de 1 561 663,52 euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.