Hortofrutícolas

Gonçalo Santos Andrade renova mandato na Portugal Fresh

Portugal exporta mais hortofrutícolas em 2019

A atual direção da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, presidida por Gonçalo Santos Andrade, viu o seu mandato renovado para o próximo triénio. Depois da Assembleia-Geral Eleitoral, a composição dos órgãos sociais mantém-se praticamente inalterada em comparação com o mandato anterior (ver lista).

Consolidação e crescimento das exportações e sustentabilidade

Gonçalo Santos Andrade afirma que a associação “continuará a trabalhar em prol da valorização da origem ‘Portugal’ e das características únicas dos nossos produtos hortofrutícolas, plantas ornamentais e flores”.

De acordo com o presidente reeleito “entre 2010 e 2019, as exportações do setor mais do que duplicaram” e que “atualmente, a produção de Frutas, Legumes e Flores já representa 1,5% do PIB nacional, sendo que as vendas ao exterior valem mais de metade desse valor”.

A fileira pretende, em 2030, atingir exportações no valor de 2.500 milhões de euros. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), o crescimento do setor, de janeiro a maio deste ano, em comparação com o período homólogo de 2019, é de 7% em valor e 6% em quantidade.

A PortugalFresh pretende colocar a sustentabilidade no centro da promoção dos produtos hortofrutícolas nacionais. “O mandato que agora se inicia procurará dar ainda mais visibilidade a esta agenda”, refere o comunicado. O presidente frisa também que são muitas as empresas do setor que investem em tecnologia e nas melhores práticas de sustentabilidade.

“Queremos uma agricultura amiga. Do planeta e do ambiente, por isso iremos continuar a acompanhar de perto a negociação e implementação do novo ‘GreenDeal’ europeu e de todas as medidas relevantes que,  continuando a assegurar a rentabilidade das empresas e a viabilidade produtiva, contribuam para combater as alterações climáticas e promover um uso racional e eficiente da água”.