Sustentabilidade

Corticeira Amorim distinguida nos Prémios de Sustentabilidade da World Finance

A Corticeira Amorim foi distinguida na categoria “Wine products industry” dos Prémios de Sustentabilidade da revista World Finance.

Este é o segundo ano consecutivo que a empresa é reconhecida pelos princípios e práticas de desenvolvimento sustentável implementados ao longo de toda a sua cadeia de operações.

Em comunicado, a empresa exemplifica com as rolhas de cortiça Amorim, cujo “balanço de carbono pode atingir -309 g CO2eq na rolha natural e -562 g CO2eq na rolha de vinho para espumante, quando considerado o sequestro da floresta de sobro”.

Estes resultados, apurados em recentes estudos conduzidos pela EY, permitem concluir que a rolha de cortiça contribui de forma relevante para a descarbonização da indústria do vinho.

Assim, a Amorim considera que a sura produção anual de 5,5 mil milhões de rolhas representa “um impacto com repercussões a nível mundial”.

Através dos Prémios de Sustentabilidade são premiadas empresas que demonstraram um compromisso assinalável com o desenvolvimento sustentável, destacando-se aqueles que, como refere a World Finance, “fizeram um esforço extra para integrar valores financeiros, sociais e de governança (ESG) em diferentes áreas do negócio. “

De acordo com a World Finance, a Corticeira Amorim “foi premiada pelo seu compromisso de longa datac om a produção de relatórios de âmbito ambiental, social, de governação e de Investidores Socialmente Responsáveis, pelo seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a sua gerência responsável da oferta, a sua certificação pela FSC e o seu compromisso contínuo com investigação e desenvolvimento. O júri internacional levou em consideração os esforços de investimento na silvicultura sustentável através da preservação da terra e a biodiversidade com a colheita cíclica da cortiça sem danificar as árvores, além de cuidarem do bem-estar dos trabalhadores.”

“A Corticeira Amorim é reconhecida pela análise dos impactos ambientais dos seus produtos, comparando o ciclo de vida das rolhas de cortiça com o das screwcaps de alumínio e o dos vedantes de plástico, o que destaca o esforço da Corticeira Amorim em coordenar os seus processos de produção com ciclos ambientais naturais e a promoção da economia circular”.

Os vencedores dos prémios World Finance Sustainability são anunciados em www.worldfinance.com/ e na edição impressa da revista World Finance Summer 2020.