O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em parceria com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o COTHN-CC, vai organizar nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, em Oeiras, o VII Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos, dedicado ao tema “Alterações climáticas e a produção de pequenos frutos”.
De acordo com o comunicado de imprensa, o colóquio reunirá oradores nacionais e internacionais de renome, bem como investigadores, técnicos, produtores e outros agentes do setor. No dia 25 de setembro, o programa contempla 24 comunicações orais distribuídas por quatro sessões e a apresentação de 28 posters científicos.
Na Sessão I – “Melhoramento, técnicas biotecnológicas e avaliação de variedades”, o orador convidado será o investigador Bruno Mezzetti, da Università Politecnica delle Marche (Itália), que apresentará o tema “O desenvolvimento de novas variedades de pequenos frutos adaptados às alterações climáticas”.
A nota de imprensa refere que a sessão incluirá ainda a discussão de técnicas inovadoras, como a micropropagação e a micorrização em medronheiro, a produção de framboesa sob painéis fotovoltaicos e a aplicação da biotecnologia ao melhoramento genético de amora, entre outras.
Na Sessão II – “Tecnologias de produção face às alterações climáticas”, a oradora convidada será a investigadora Pauliina Palonen, da Universidade de Helsínquia (Finlândia), que abordará o tema “Ondas de calor e seca: stresses abióticos que afetam a produção de framboesa num clima em mudança”.
A sessão incluirá ainda comunicações sobre ensaios de otimização do u so da água, redução da dotação de rega e reaproveitamento da água de drenagem em framboesa, a produção de camarinha com rega moderada e a avaliação do efeito da micorrização na cultura do mirtilo.
Na Sessão III – “Ecossistemas e sanidade vegetal”, o orador convidado será José Carlos Franco, professor e investigador do Instituto Superior de Agronomia, que apresentará uma comunicação sobre o impacto das infraestruturas ecológicas na produção de pequenos frutos.
O momento contará ainda com trabalhos dedicados a estratégias ecológicas de controlo de Scirtothrips aurantii e Scirtothrips dorsalis em framboesa e mirtilo, à avaliação do efeito de bioestimulantes na produção de mirtilo e à utilização de exsudados de leveduras endofíticas no combate a doenças fúngicas em pequenos frutos.
Na Sessão IV – “Qualidade e benefícios para a saúde”, a oradora convidada será Cláudia Nunes dos Santos, investigadora do NOVA Institute for Medical Systems Biology (NIMSB) da Universidade Nova de Lisboa, que apresentará a comunicação “Pequenos frutos, grandes efeitos: estratégias nutricionais baseadas em (poli)fenóis para modular o eixo intestino-cérebro”.
Esta sessão incluirá ainda temas como a relação entre pequenos frutos e a doença de Parkinson, os efeitos da suplementação da dieta com pequenos frutos na microbiota intestinal e o uso de biocontroladores verdes como estratégia para melhorar a qualidade nutricional dos frutos vermelhos.
No dia 26 de setembro, o programa do Colóquio inclui visitas à Logofruits, a maior produtora nacional de mirtilo, localizada em Almograve, e ao Polo de Inovação da Fataca do INIAV, em Odemira, dedicado à investigação em pequenos frutos.
Veja aqui o programa completo.

Direitos Reservados
