A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) transmitiu ao Comissário Europeu da Agricultura, Christophe Hansen, o descontentamento dos agricultores portugueses face à atual Política Agrícola Comum (PAC).
De acordo com o comunicado de imprensa, a posição foi apresentada no âmbito da Conferência Agrícola América do Norte – União Europeia, encontro bienal que reúne líderes agrícolas de ambos os lados do Atlântico para debater desafios comuns e partilhar soluções.
A CAP aproveitou o encontro para expressar diretamente ao comissário o seu forte descontentamento com a proposta de orçamento da União Europeia (UE) para a Agricultura no próximo Quadro Financeiro Plurianual.
O presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, destacou que a proposta constitui uma “grave injustiça para Portugal”, que já é um dos países que menos apoios recebe da PAC e que surge agora entre os mais penalizados pelos cortes previstos no próximo orçamento.
Em comunicado, a CAP assume reforçar o compromisso de defender os interesses dos agricultores portugueses e exigir à Comissão Europeia a revisão da proposta, de forma a assegurar uma distribuição mais justa e equilibrada dos fundos da PAC entre os Estados-Membros.
A 41.ª edição da conferência, realizada em Itália, reuniu cerca de 250 representantes dos Estados-Membros da UE, do Canadá, México e Estados Unidos da América (EUA).

Direitos Reservados
