Quantcast
Floresta

UE: Comissão Europeia adia Regulamento Anti Desflorestação. CONFAGRI aplaude

UE: Comissão Europeia adia Regulamento Anti Desflorestação. CONFAGRI aplaude iStock

A Comissão Europeia (CE) anunciou a extensão da implementação do Regulamento de Anti Desflorestação da União Europeia (EUDR) por um período de 12 meses.

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) aplaudiu a decisão e afirmou ser uma nova oportunidade para a CE ouvir o setor agroalimentar.

 

Também vários produtores europeus e indústrias acolheram com satisfação esta proposta de adiamento, uma vez que consideram crucial garantir que este regulamento seja implementado sob as melhores condições possíveis para que seja eficaz e viável.

Para Idalino Leão, Presidente da CONFAGRI, este adiamento “deve ser uma nova oportunidade para a Comissão Europeia ouvir o parecer, expectativas, necessidades e especificidades de quem está no terreno” para que seja possível “pensar e construir uma solução de aplicação do EUDR mais ponderada e consensual que não cause mais prejuízos que benefícios”.

 

E continua: “seria impensável, com a falta de orientações e ferramentas disponíveis, que a grande maioria dos agentes do setor agroalimentar estivessem em cumprimento com o Regulamento a partir do dia 30 de dezembro de 2024”.

banner APP

O responsável da CONFAGRI afirmou aplaudir a “razoabilidade desta decisão”, tendo em conta “os impactos negativos a que iriam estar sujeitos não só os produtores nacionais e europeus, mas também todos os envolvidos na cadeia de valor e os próprios consumidores”.

 

Por último, a Confederação garantiu ainda estar disponível para, dentro da sua esfera de atuação, trabalhar em conjunto com a tutela, de forma a contribuir ativamente para garantir que os agricultores, as cooperativas e demais envolvidos na produção nacional tenham meios e medidas justas e funcionais para responder, atempadamente, às exigências impostas pelo Regulamento.