Os números são da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP): as exportações nacionais de pera rocha representaram cerca de 86% da produção da campanha de 2015-2016. Na campanha anterior este valor não tinha ultrapassado os 50%.
De acordo com os dados divulgados esta semana, entre agosto de 2015 e agosto deste ano foram exportadas cerca de 71 mil toneladas de pera rocha das cerca de 133 mil toneladas produzidas (86%).
Por outro lado, ficamos também a saber que na campanha de 2015-2016 as vendas de pera rocha atingiram cerca de 140 milhões de euros e que o Brasil (29 135), Reino Unido (11 156), França (9 126), Marrocos (8 135) e Alemanha (4 565) são hoje os principais destinos do fruto.
“Como houve uma diminuição da produção, desviou-se para exportação parte do que o mercado nacional consumia para, por um lado, manter clientes e contratos comerciais e, por outro lado, conseguirmos valorizar a produção e conseguirmos melhores preços”, refere Aristides Sécio, presidente da ANP, sobre estes números.
De acordo com a TSF, para além dos mercados mais tradicionais para a exportação de pera rocha têm surgido como compradores mercados emergentes como Líbia, Emirados Árabes Unidos, Azerbaijão, Singapura, Cabo Verde, Gana, Nigéria e Sri Lanka.
A campanha de pera rocha de 2016-2017 só avançou em agosto, com cerca de 100 toneladas colhidas, menos 15 pontos percentuais face à campanha anterior.