Quantcast
alimentos fortificados

Brasileiros investem em alimentos fortificados

Brasileiros investem em alimentos fortificados

O Instituto Agronómico do Paraná (Iapar), no Brasil, diz que a má nutrição tem contribuído anualmente para a morte de milhões de crianças todos os anos em países em desenvolvimento, razão pela qual os produtores brasileiros estão a investir em alimentos fortificados.

O Iapar desenvolve trabalhos relacionados com a biofortificação de alimentos básicos como arroz, feijão, milho, mandioca e trigo e tem apostado na melhoria nutricional para reduzir uma série de deficiências provocadas pela falta de determinadas substâncias no organismo.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) define biofortificação como “o processo utilizado para aumentar o conteúdo nutricional de micronutrientes, como vitaminas e minerais específicos, das porções comestíveis das plantas utilizadas como alimentos, o que pode ser feito através de técnicas de melhoria convencional de plantas ou através da biotecnologia”.

banner APP
 

A Pepsico Brasil já está a investir na produção de salgadinhos de milho e batata-doce fortificados. Os primeiros projetos da empresa, em parceria com a Embrapa, começaram em 2011 e estão ainda em fase laboratorial.