Agricultura

Brexit: que oportunidades e desafios para o setor agrícola?

O impacto do Brexit na PAC em números

É já no próximo dia 29 de outubro que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a AICEP vão promover o seminário ‘Brexit: oportunidades e desafios para o setor agrícola’, uma ação que tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos profissionais do setor sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

O seminário, que tem entrada livre, pretende esclarecer os profissionais do setor agrícola sobre o Brexit e contará com as intervenções de representantes da Autoridade Tributária e Aduaneira e do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPPA) do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que vão apresentar vários cenários relativos aos impactos aduaneiros e regulamentares do Brexit.

Durante o evento será ainda apresentado pela EY-AM&M um estudo da CIP – Confederação Empresarial de Portugal intitulado ‘Brexit – as consequências para a economia e as empresas portuguesas’, estando também previsto um debate para discussão dos impactos sectoriais da saída do Reino Unido da União Europeia.

As negociações da saída do Reino Unido da União Europeia duram há vários meses, estando prevista para 31 de outubro deste ano. O Reino Unido é, atualmente, o quarto mercado das exportações portuguesas de bens e o primeiro mercado de exportações de serviços.