Internacionalização

Capoulas Santos recebe delegação ministerial chinesa e reforça importância das relações comerciais com o país

Portugal recebeu esta quarta-feira (13 de julho) a visita de uma Delegação Ministerial da República Popular da China. Capoulas Santos, ministro da Agricultura recebeu o Vice-Ministro da Agricultura da China durante um encontro que serviu para reforçar as relações comerciais entre os países.

Numa nota enviada às redações, o ministério da Agricultura revela que o encontro foi marcado por conversações sobre internacionalização e sobre o empenho de Portugal em aumentar as exportações do setor agroalimentar, nomeadamente de carne de porco e pera rocha.

De acordo com o ministério, “o mercado chinês é uma prioridade para alguns setores, designadamente o da suinicultura e o da produção hortofrutícola, cujos processos estão a ser trabalhados pelas autoridades dos dois países há cerca de dois anos.”

Para Capoulas Santos, “este é um mercado muito importante para os agricultores e para os consumidores, que tem um enorme potencial de crescimento”. Segundo o ministro, “existem todas as condições para aprofundar a relação entre os dois países”.

Já Bi Meijia, Vice-Ministro chinês da Agricultura, explicou que não pode “falar em concreto sobre os processos que estão pendentes porque a autoridade sanitária chinesa não depende do Ministério da Agricultura, são duas entidades separadas”.

No final, ambos os ministros acordaram em criar um memorando de entendimento no domínio da Agricultura e Capoulas Santos foi convidado a visitar a China.