Castelo Branco é o próximo destino do Roadshow Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo”, promovido pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL). Em comunicado, a organização revela que esta quinta sessão do programa itinerante será dedicada ao “DOP Castelo Branco em análise” e vai ocorrer no dia 23 de julho, em formato online.
A sessão vai ter como temas a valorização do Cardo na produção de queijo, a sua multifuncionalidade, e o seu contributo para a inovação territorial, numa sessão que terá como entidade dinamizadora a Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA).
Mais especificamente, na primeira parte do programa, a oradora Anabela Vitória da Promolac Unipessoal Lda. irá explicar os diferentes agentes coagulantes existentes no mercado para a produção de diferentes variedades de queijo, as diversas potencialidades dos mesmos e métodos de ação na promoção da coagulação do leite.
Já a oradora Zulmira Lopes da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte (DSAVRN (DGAV)) irá falar sobre a experiência na produção de queijo de vaca utilizando o extrato da flor de Cardo como agente coagulante.
Na segunda parte, o evento contará com a habitual mesa-redonda, desta vez intitulada “Cardo – Inovar com os Recursos Naturais Endógenos”, que será dinamizada pela Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA) de Castelo Branco e terá como convidados produtores e queijeiros da região de Castelo Branco. Este será um debate sobre o papel do Cardo, um recurso endógeno, para a inovação no território, com enfoque na região de Castelo Branco.
A sessão é aberta a todos os interessados e ocorrerá via videoconferência Zoom pelas 14h30 horas. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 22 de julho através do formulário: https://forms.gle/NXNXxDKHaahBzbEU7
O programa itinerante de Valorização do Cardo está inserido no projeto CynaraTeC, financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020.