Quantcast
Agricultura

Programa itinerante de valorização do Cardo ruma a Évora

cardo

O roadshow tecnológico nacional “Valorização Integrada do Cardo” chegou ontem, dia 2 de fevereiro, virtualmente à região de Évora com o tema “Évora em análise, a perspetiva produtiva”, revela o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL), em comunicado. Esta foi a segunda sessão do programa projetado pelo CEBAL, em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora “para a transferência de tecnologia focada na promoção económica da cultura do Cardo”.

O roadshow “pretende ser um programa itinerante de divulgação de tecnologias e abordagens adaptadas de valorização da cultura de Cardo como uma produção sustentável a nível económico e ambiental”. O programa tenciona chegar a diferentes regiões de Portugal onde este recurso endógeno é uma planta de impacto económico elevado, como é o caso da região de Évora.

banner APP

A sessão de ontem deu destaque à produção e utilização de Cardo, tendo sido ainda exploradas “as potencialidades de utilização da planta para a criação de produtos de valor acrescentado, bem como a realidade produtiva deste recurso”. Esta sessão teve intervenções de Paulo Barracosa, da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV). Foi também realizada uma mesa redonda, pela Associação dos Jovens Agricultores do Sul (AJASUL), sobre os desafios emergentes desta cultura.

Esta atividade insere-se no projeto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020.  Para mais informações pode consultar o site do CEBAL.