Quantcast
 

Cavaco quer repovoamento das zonas rurais

O presidente da República apelou à criação de incentivos para fixar populações nas zonas rurais. “Precisamos de um programa de repovoamento agrário que consiga captar uma parte importante dos recursos humanos desaproveitados”, disse Cavaco Silva, no encerramento do Congresso do Centenário do Crédito Agrícola, em Lisboa, segundo avança o blogue Agrotec.

Cavaco Silva colocou ainda a hipótese de serem criados incentivos ao emprego e aos jovens agricultores, apoios a empresas e a concessão de microcrédito para projetos de desenvolvimento rural. “O que vos peço, a todos, é um esforço adicional no sentido de darem uma oportunidade, neste momento, a quem está disposto a trabalhar e a contribuir para a superação da crise por que passamos”, acrescentou. Do aparente paradoxo entre o “flagelo do desemprego prolongado”, a emigração de milhares de jovens e o despovoamento dos campos e desertificação do interior, o Presidente da República defendeu a procura de “soluções inovadoras” para criar mais oportunidades de autoemprego e de empreendedorismo rural.

banner APP

O chefe de Estado elogiou, ainda, o grupo do Crédito Agrícola, como “um dos principais grupos financeiros portugueses”. “As micro, pequenas e médias empresas que se dedicam à agricultura e a outras atividades no mundo rural têm beneficiado, de forma expressiva, da organização do crédito agrícola, do seu modelo de gestão e desempenho, sobretudo através da relação de proximidade desenvolvida com as comunidades locais, que permite uma ação particularmente ajustada à realidade do nosso país”, concluiu.