A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) denunciou que a medida da “Eletricidade Verde”, aprovada no Parlamento e que deveria estar em vigor desde o início do ano ainda não foi concretizada. O alerta foi dado no âmbito de um comunicado a alertar para o crescimento dos custos de produção.
“Os custos dos fatores de produção não param de aumentar impulsionados por um forte carácter especulativo, a que acresce o continuado esmagamento dos preços pagos à produção, mormente pela grande distribuição, situação que exige a adoção de medidas urgentes e eficazes, sob pena de virmos a assistir ao encerramento de mais explorações agrícolas”, critica a entidade.
Nomeadamente, a CNA pede a regulação dos preços dos combustíveis e da eletricidade, a fiscalização dos mecanismos de formação dos preços, designadamente dos fatores de produção, colocando “a ASAE a agir com celeridade e o funcionamento da PARCA para avaliar os preços pagos à produção, não permitindo que se pague aos produtores abaixo dos custos de produção”.