Alguns insetos prejudicam as culturas, mas felizmente existem ainda alguns que são essenciais para ‘eliminar’ os insetos prejudiciais. A Modern Farmer publicou recentemente um artigo que explica precisamente de forma se podem atrair os insetos mais benéficos para as culturas agrícolas.
De acordo com a revista, os insetos que se devem atrair são aqueles que comem outros insetos. Mas de que forma pode fazê-lo? Alguns agricultores já investem nesses insetos, comprando-os e libertando-os no local das suas produções, no entanto, existem formas de os atrair sem ter que pagar um cêntimo.
A principal forma de o conseguir é criar o habitat perfeito para essas espécies. Se não reunir essas condições, nem que os compre e introduza de forma ‘artificial’ conseguirá que sobrevivam nos seus terrenos.
Uma das formas de atrair insetos benéficos para as suas culturas é através da plantação de flores. Ainda que o objetivo seja que esses insetos comam outros insetos prejudiciais, todas as espécies necessitam de néctar e pólen como uma das suas fontes alimentares, uma vez que os insetos só são predadores numa das fases do seu ciclo de vida. Na fase de alimentação à base de pólen, esses podem insetos podem também servir de polinizadores das suas culturas.
De acordo com a publicação, é também importante escolher flores ricas em néctar e de fácil acesso para insetos benéficos. “Muitos dos insetos mais benéficos são minúsculos na sua fase de alimentação à base de pólen e não estão muito interessados em flores grandes com muitas pétalas porque não lhes conseguem aceder de forma fácil.”
Depois de escolher as flores que quer plantar, deve pensar na forma como estas serão intersetadas. “O objetivo é criar um habitat benéfico para os insetos o mais próximo possível das culturas que precisam de proteção”, indica a publicação.
“Acima de tudo, não utilize inseticidas, porque matarão os bons insetos para além das pragas. O objetivo é ter um bom equilíbrio entre predadores e presas”, conclui.