Vinho

Vinhos Verdes nacionais rumam ao Brasil

Vinhos Verdes nacionais rumam ao Brasil

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e uma “embaixada” de 27 produtores nacionais vão estar nas cidades do Rio de Janeiro e S. Paulo, Brasil, até ao próximo dia 3 de julho, para realizar várias ações de divulgação e promoção dos vinhos verdes.

De acordo com a CVRVV, “a exportação de vinho verde para aquele país tem sido exponencial como resultado do investimento e do trabalho que ao longo dos anos a CVRVV e os produtores têm vindo a fazer. Em apenas uma década, entre 2004 e 2014, o crescimento das exportações para o Brasil foi da ordem dos 300%.”

Em 2014, a exportação de vinhos verdes para o Brasil foi de 1,4 milhões de litros, cerca de 1,9 milhões de garrafas. O Brasil tornou-se, assim, o quarto maior destino de exportação dos vinhos verdes em volume e o quinto em valor.

Este ano, são 27 os produtores que integram a comitiva da CRVVV e que irão participar num programa de ações de promoção / divulgação dos vinhos verdes e de outros produtos da região.

Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes (CVRVV), explica que “sendo o Brasil um mercado importador em crescimento, estas ações fazem todo o sentido. Com 200 milhões de habitantes, e cada vez mais turistas brasileiros a visitar o nosso país, há ainda espaço para aumentar a exportação do vinho verde. A língua comum é também um fator importante, um facilitador dos negócios entre os dois países.”