Portugal e Brasil estão a reforçar os seus laços no setor agroalimentar e sublinham a importância estratégica do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, destacando o seu potencial para impulsionar o comércio bilateral, promover a cooperação e abrir novas oportunidades para ambos os países.
De acordo com o comunicado de imprensa, o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, e o Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, visitaram a Feira Nacional da Agricultura (FNA25), em Santarém, com a presença brasileira no evento a refletir-se como o “espelho do potencial de crescimento das relações comerciais bilaterais no setor agroalimentar”, cujo volume atual já ultrapassa os 1.140 milhões de euros por ano.
O ministro da Agricultura e Mar destacou a importância da cooperação entre os dois países, sublinhando que “temos uma relação especial com o Brasil”. E continua: “precisamos de estabilidade e previsibilidade para que os nossos povos tenham acesso a alimentos de qualidade, a preços acessíveis, e que possamos enfrentar juntos os desafios globais com solidariedade e ganhos concretos para todos”.
Já o Ministro Carlos Fávaro destacou as ações recentes do Brasil para promover a abertura comercial do país, como a recente aplicação de tarifas zero à importação de azeite virgem extra, conservas de sardinha, bolachas e biscoitos. O responsável referiu que “estamos a mostrar que o multilateralismo é o melhor caminho, num momento em que o protecionismo só gera pobreza, desemprego e atraso”.
A nota de imprensa também destaca que, desde abril de 2024, as relações comerciais entre Portugal e o Brasil têm registado avanços significativos. Um dos marcos mais recentes foi a abertura oficial do mercado brasileiro ao limão português, concretizada com a publicação de uma portaria que data de fevereiro de 2025, que estabelece os requisitos fitossanitários para a sua importação.

Ainda em fevereiro deste ano, no contexto da XIV Cimeira Brasil-Portugal, foi assinado um Memorando de Entendimento no setor vitivinícola, que visa facilitar a entrada dos vinhos portugueses no mercado brasileiro a preços mais competitivos, em resposta à crescente procura por vinhos de qualidade.
No setor do azeite, a parceria entre Portugal e Brasil tem vindo a consolidar-se através da partilha de conhecimento e inovação, impulsionada por recentes visitas técnicas ao território português. Atualmente, o Brasil é o segundo maior importador mundial de azeite, com uma média anual de 100 milhões de litros — dos quais cerca de 60% têm origem em Portugal.
A comunicação refere ainda que o Brasil assumiu também o compromisso de rever a legislação relativa à importação de queijos com cura inferior a 60 dias, o que poderá viabilizar a entrada no mercado brasileiro de produtos portugueses, como o Queijo da Serra da Estrela e o Queijo de Azeitão.