Agronegócios

Companhia das Lezírias regista lucros de 2,1 M€ em 2016

A Companhia das Lezírias terminou o ano de 2016 com um resultado líquido de 2 milhões e 111 mil euros em 2016, um crescimento de 59% face a 2015. Numa nota enviada às redações, a empresa refere que as suas vendas superaram as previsões em cerca de 12%. Atingindo os 6,6 milhões de euros.

De acordo com a Companhia das Lezírias, o ano de 2016 foi o seu “melhor ano de resultados operacionais, tendo atingido os 2 708 milhões de euros, mais 63% face ao ano anterior”. Para estes números contribuiu, sobretudo, o crescimento das vendas, graças a um “bom desempenho da área florestal, dos produtos pecuários e da produção de milho e arroz.”

montado - Companhia das Lezírias - Vida Rural

Para o presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias, António Pimentel Saraiva, “os resultados da CL superaram largamente as previsões do exercício e são reveladores do trabalho desenvolvido no sentido de se criar uma base sólida e sustentável que assegura o seu crescimento continuado. O rigor e a disciplina na negociação dos preços de venda das produções contribuíram para um terço do crescimento das vendas, devido ao efeito de variação positiva verificado. O resultado da gestão dos recursos florestais assim como as melhorias significativas nos resultados das áreas pecuária e agrícola, que registaram novos máximos, foram e têm sido as razões do desempenho cada vez mais positivo.”

A Companhia das Lezírias é “a maior exploração agroflorestal do país”, com uma área de cerca de 18 mil hectares com terrenos situados na Lezíria de Vila Franca de Xira (6300 hectares) e na charneca do Infantado (11700 hectares). A empresa tem ainda como atividades a produção de arroz, a criação e engorda de bovinos de carne, a produção de vinho e azeite, a produção de milho e outras culturas anuais, e a criação de cavalos Puro-Sangue Lusitano.