Financiamento

COVA DA BEIRA 2020: lançado concurso para financiamento de projetos agrícolas

Governo tem 300 mil euros para financiar formação em Agricultura Familiar

Já foi lançado o concurso para o cofinanciamento de projetos de diversificação de atividades na exploração agrícola no âmbito do instrumento de apoio ao desenvolvimento local COVA DA BEIRA 2020.

Gerido pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, o período para apresentação de candidaturas para o cofinanciamento de projetos de diversificação de atividades na exploração agrícola abriu no passado dia 22 de julho.

Os apoios a concurso previstos na operação “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola”, integrante da ação ‘Implementação das estratégias’ da Medida 10 LEADER (PDR2020) visam estimular o desenvolvimento nas explorações agrícolas de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, até um máximo 200 000 € de investimento, criando novas fontes de rendimento e de emprego, contribuindo diretamente, por essa via, para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural.

São suscetíveis de apoio as unidades de alojamento turístico, serviços de recreação e lazer, estabelecimentos de restauração e bebidas, cestaria, olaria, serviços relacionados com a agricultura, silvicultura e exploração florestal, entre outras atividades económicas.

O nível de apoio a conceder varia entre os 40% e os 50% do investimento elegível e a dotação orçamental para este período de candidaturas, que termina a 30 de setembro, é de 400.000 €.

Todas as informações relativas a estes apoios para o território da Cova da Beira estão disponíveis em www.covadabeira2020.eu