Agricultura

Dia aberto do Arroz é já a 30 de agosto

Verbas da UE para apoios ao investimento já chegaram aos agricultores

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) vai organizar o Dia Aberto sobre a Cultura do Arroz no Baixo Mondego, no dia 30 de agosto, no Campo do Bico da Barca, em Montemor-o-Velho.

Esta iniciativa tem como objetivo divulgar a agricultores, técnicos e outros intervenientes nesta fileira os trabalhos que são feitos anualmente na Direção Regional, e em que se incluem, nomeadamente, o Ensaio de Novas Variedades de Arroz, os Ensaios do Programa Nacional de Melhoramento Genético de Arroz, bem como as novas variedades de arroz que constam no Catálogo Nacional de Variedades e o Campo de Arroz Biológico.

Este ano, fruto das parcerias estabelecidas entre a DRAPC e outras entidades, serão apresentados dois novos ensaios no âmbito do Projeto “Grupo Operacional +Arroz”, financiado pelo PDR 2020, e no âmbito do Projeto de investigação internacional “MEDWATERICE”.

O Projeto GO+Arroz, liderado pela empresa LUSOSEM, tem como principal objetivo encontrar soluções orientadas para a resolução do problema do controlo de infestantes, nomeadamente das espécies de Echinochloa spp, e serão apresentadas as três linhas de trabalho instaladas no Campo do Bico Barca.

Já o Projeto MEDWATERICE, liderado pela Escola Superior Agrária de Coimbra na componente nacional, visa obter conhecimentos para a poupança de água e a sustentabilidade ambiental dos agroecossistemas de arroz nos países mediterrânicos, mantendo simultaneamente a produtividade das culturas, a qualidade e segurança dos produtos e a fertilidade dos solos.