Capoulas Santos, ministro da Agricultura, manifestou recentemente a disponibilidade de Portugal para entregar a Angola o acervo bibliográfico e científico agrícola do tempo colonial. De acordo com a Lusa, a posição foi manifestada pelo governante português durante uma visita oficial a Angola e tem como objetivo reforçar a cooperação bilateral nesta área.
“Tive a oportunidade de dizer ao senhor ministro que toda a informação referente a Angola dos arquivos coloniais que possam ser úteis ao Governo de Angola, o ministério da Agricultura português está inteiramente disponível para os facultar, como aliás já fez em relação a outros elementos”, revelou Capoulas Santos.
Este acervo inclui informação técnica, científica e cartográfica sobre a produção agrícola e potencialidades angolanas, recolhida até 1975, durante o período colonial português. “São instrumentos que podem ser úteis ao desenvolvimento das políticas de Angola”, explicou o responsável pela pasta da Agricultura.
Afonso Pedro Canga, ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Angola, já havia manifestado o seu interesse e referiu que “Portugal detém o maior acervo científico de Angola no domínio da Agricultura, fora de Angola. Então, há vantagens recíprocas em colaborar com Portugal.”
Capoulas Santos está de visita ao país para conhecer projetos de produção agrícola nas províncias do Bengo e do Cuanza Sul e para identificar “projetos prioritários de cooperação bilateral”.