Quantcast
Investigação

Investigação agrária vai “permitir reduzir a dependência alimentar do exterior”

ministro da Agricultura

Capoulas Santos, ministro da Agricultura, celebrou recentemente o Dia do Agricultor na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, no pólo de Elvas do INIAV. Durante a iniciativa o ministro aproveitou para lembrar que “estas áreas de investigação agrária interessam particularmente a Portugal porque vão permitir reduzir a dependência alimentar do exterior”.

O ministro da Agricultura lembrou os casos de culturas como o trigo, a aveia ou a cevada dística, as leguminosas e as proteaginosas, como o grão-de-bico, as favas ou as ervilhas, “plantas que estão no centro de projetos de investigação muito interessantes em áreas nas quais há uma estratégia para implementar”.

“O Governo pretende reduzir as importações destes produtos, nos quais o nosso país é deficitário, e para isso temos de apoiar a inovação e a aplicação de novas tecnologias ao campo agrícola”, defendeu Capoulas Santos.

O responsável pela pasta da Agricultura defendeu também que “a Agricultura portuguesa precisa de agricultores empreendedores e bem preparados, com capacidade de inovação, para que estes projetos possam passar do campo da experimentação para os campos de cultivo nacionais”.