As publicações são da autoria do docente do IPCB/ Escola Superior Agrária, Carlos Rebello de Andrade, e serão lançadas na III Agro-Agrária, que termina hoje (16 de abril).
Para o autor, o estudo efetuado sobre as características das raças tem como objetivo preservar o património genético das três raças de pequenos ruminantes com solar de origem na Beira Baixa. O investigador refere que “face ao grande incremento na produção de leite de ovelha e à grande concorrência dos produtos derivados dele há uma crescente procura de leite de cabra, pela facilidade de escoamento dos queijos tradicionais, que não tem sido acompanhada pela oferta. Além disso, a possibilidade de ser consumido quer em natureza quer transformado em diversos produtos catalogados como dietéticos dá-lhe acesso a um mercado mais variado e abrangente que o de leite de ovelha”.
Na região da Beira Baixa produzem-se vários tipos de queijo de ovelha ou de mistura com leite de cabra, dos quais o mais conhecido é o queijo à ovelheira denominado “Queijo de Castelo Branco”, um queijo amanteigado, idêntico ao da Serra da Estrela.
Carlos Rebello de Andrade é engenheiro Zootécnico e tem desenvolvido a sua atividade principal na área dos pequenos ruminantes.