Agricultura

ISQ lança projeto de economia circular em Alqueva

ISQ lança projeto de economia circular em Alqueva

A ISQ está a desenvolver, em parceria com a EDIA, o projeto URSA – Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, uma iniciativa baseada na permuta de subprodutos agrícolas por fertilizante orgânico para utilização agronómica pelos agricultores. De acordo com a empresa, este projeto pretende utilizar os princípios da economia circular em contexto agrícola.

Numa nota enviada às redações, a ISQ explica que “por cada tonelada de subprodutos que o projeto URSA valorizar serão poupados 100 kg de adubos minerais (10 kg de azoto), 100 m3 de gás natural, 28670 litros de água e 750kg de CO2. Serão igualmente produzidos a mais 100kg de azeitona ou 200 kg de milho.”

A iniciativa pretende, desta forma, promover “o uso eficiente de recursos, nomeadamente na proteção do solo e da água, e na valorização de resíduos/subprodutos, contribuindo para acelerar a transição para a economia circular, através de uma agricultura em linha com os princípios deste novo paradigma.”

“Esta solução contribuirá para estreitar a colaboração com os agricultores, uma vez que a entrega de subprodutos orgânicos para compostagem está dependente da sua adesão ao projeto. Neste sentido, prevê o estabelecimento de formas de reforço desta adesão, quer seja por via de apoios diretos à recolha dos subprodutos, quer seja através do fornecimento de composto orgânico ou através da redução de alguns custos de produção associados à redução da pegada ambiental e hídrica”, explica ainda Cristina Ascenço, gestora de projeto ISQ.

No âmbito do URSA será criado um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de subprodutos agrícolas em corretivo orgânico para aplicação no solo. Estas unidades pretendem devolver ao solo os nutrientes que são retirados através da agricultura, reduzindo deste modo as necessidades de adubação ao mesmo tempo que se aumenta a rentabilidade das culturas.