Quantcast
Leite

Italianos criam pacote de medidas para apoiar setor leiteiro sem quotas

Confragi diz que Governo ataca a produção de leite

O Ministério da Agricultura italiano criou um pacote de seis medidas que tem como objetivo apoiar o setor leiteiro do país agora que terminaram as quotas leiteiras por imposição da União Europeia.

As medidas apresentadas incluem um ‘Fundo de Investimento para a Qualidade do Leite’, cujo fim é ajudar as explorações pecuárias produtoras de leite a melhorar a qualidade do leite e o bem-estar animal e a reduzir os tratamentos com antibióticos.

Estas ajudas atingirão um máximo de 15 mil euros por exploração e um máximo de 200 mil euros para as empresas que para além da produção estejam envolvidas na transformação e comercialização do leite. Outra das medidas apresentadas envolve a criação do selo ‘100% italiano’, um selo que permite aos consumidores italianos identificarem facilmente o leite nacional.

banner APP

O Ministério da Agricultura de Itália pretende também promover a criação de uma associação interprofissional do setor, seguindo os modelos de França e Espanha que trabalham na estruturação da cadeia de produção e nos mecanismos de formação do preço.

Entre as medidas está ainda o objetivo de “fortalecer o equilíbrio nas relações contratuais, através de normas mais estritas que promovam o cumprimento dos contratos estabelecidos entre os produtores e a indústria” e a meta de apoiar a exportação, nomeadamente de queijo com DOP, produto a que se destina cerca de metade da produção de leite italiano.

Os responsáveis pela pasta da agricultura italiana revelaram ainda que irão promover o consumo de leite através de uma campanha de comunicação institucional, ainda em estudo, e através do programa ‘Leite nas escolas’, que deverá chegar a cerca de 1 milhão de crianças em 2016.