A ‘lagarta militar’ está a destruir várias plantações de milho em países africanos, colocando em risco a sustentabilidade alimentar de alguns destes países. De acordo com uma notícia da BBC, trata-se da Spodoptera frugiperda, uma praga com origem na América e que representa uma enorme ameaça à produção de algumas culturas agrícolas.
Segundo a BBC, a FAO, agência das Nações Unidas para alimentação e agricultura, deverá brevemente colocar em marcha um plano de emergência para resolver os problemas causados por esta praga que ‘come’ as plantações até acabar por as destruir.
Matthew Cock, Chief Scientist do Centro para a Agricultura e Biociência Internacional (CABI), citado pela BBC, explica que “esta espécie invasiva é agora uma praga grave que se está a propagar de forma rápida pela África tropical e que tem o potencial de se espalhar para a Ásia. São precisas ações urgentes para prevenir a devastação das perdas das culturas e do sustento dos agricultores”.
De acordo com o Diário de Notícias, esta ‘lagarta militar’ alimenta-se frequentemente de espigas de milho, mas afeta outras culturas como arroz, cana-de-açúcar, soja e beterraba.