Quantcast
Cooperativas Agrícolas

Maria Antónia Figueiredo eleita Vice-Presidente da COGECA

COPA COGECA Maria Antónia Figueiredo

A engenheira Maria Antónia Figueiredo foi eleita para o cargo de Vice-Presidente da COGECA – Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia, que representa 22 mil cooperativas. A portuguesa, que já havia assumido o cargo entre 2013 e 2015, foi reeleita para um mandato de três anos, entre 2016 e 2018, e terá como missão defender os interesses das cooperativas agrícolas e agroalimentares da UE.

A COGECA, da qual faz parte da portuguesa Confagri, tem como associadas 30 organizações de todos os Estados-Membros.

banner APP

O Presidente da COGECA eleito é Thomas Magnusson, representante da Confederação de Cooperativas Suecas, e a equipa eleita para a Vice- Presidência conta também com Thomas Memmert, da Confederação de Cooperativas da Alemanha, Vasileios Parolas, da Confederação de Cooperativas da Grécia, e Martin Pycha, das Cooperativas da República Checa.

Em comunicado, a Confagri refere que a nova presidência agora aleita tem como objetivos prioritários “melhorar as políticas europeias com impacto direto nas cooperativas agrícolas, em especial no que diz respeito aos acordos comerciais a nível internacional, bem como garantir que a Política Agrícola Comum (PAC) corresponda melhor às expectativas e necessidades das cooperativas agrícolas.”