Quantcast
Formação

Nestlé cria telenovela para combater colheitas contaminadas

Colheita recorde no milho e aumentos no trigo e na soja

A Nestlé lançou um programa de formação para agricultores do Gana e da Nigéria. A ideia surgiu quando em 2006 a empresa se viu confrontada com o mau estado das suas colheitas e teve que assegurar que os grãos de cereais contaminados não entrariam na cadeia de produtos alimentares, importando o milho e outros grãos para colmatar as matérias-primas rejeitadas.

O programa ‘Grains Quality Improvement’, criado em parceria com os governos do Gana e da Nigéria e com o International Institute of Tropical Agriculture (IITA), tem o objetivo de garantir a qualidade e segurança dos alimentos produzidos. Para isso, a Nestlé passou a promover serões noturnos de cinema nas vilas dos agricultores.

“O enredo da telenovela centra-se na história de duas famílias de agricultores, uma em que o pai de família não aceita os conselhos da sua mulher e acaba por danificar a sua plantação, culminando na doença da família; outra, em que o agricultor que acompanha a formação da Nestlé acaba por ter uma plantação de qualidade e segura, capaz de ser comercializada”, explica a empresa numa nota enviada às redações.

banner APP

No âmbito desta iniciativa, os agricultores foram ainda convidados a visitar as explorações bem geridas e as produtoras de milho para que entendessem os benefícios das boas práticas agrícolas.

Oito anos após a implementação do programa, a Nestlé reduziu a percentagem de colheitas rejeitadas de 50% para apenas 2%. Para incentivar os cerca de 50 000 agricultores a participar na formação, a Nestlé compromete-se a oferecer um preço superior ao praticado no mercado aos agricultores que produzirem colheitas seguras.