Quantcast
 

OE pode levar ao desmantelamento das estruturas industriais

Volatilidade dos preços dos alimentos exige resposta urgente

A Federação da Indústria Portuguesa Agroalimentar (FIPA) considera, após análise da proposta de Lei que aprova o Orçamento de Estado 2012, que “as medidas apresentadas irão colocar em extrema dificuldade vários subsetores da indústria agroalimentar”.

Os aumentos do IVA aplicável, de 7, 10 ou mesmo 17 pontos percentuais de uma só vez, a par de um alargamento “substancial da quantidade de produtos com diferencial de 15pp para o IVA aplicado em Espanha (8%), significam de imediato acentuadas reduções dos volumes de vendas”, defende a FIPA.

Considerando que “não se identifica medidas relevantes” ao estímulo económico, esta federação anuncia que “corremos sérios riscos de virmos a assistir ao desmantelamento das estruturas industriais de vários subsetores, devido as alterações das taxas do IVA aplicáveis e à tremenda contração que este orçamento irá provocar no rendimento das famílias”.

banner APP
 

“São também preocupantes os efeitos indiretos que a subida prevista do IVA da restauração para 23% terá sobre os seus fornecedores de alimentos e bebidas”, acrescenta.