Quantcast
agricultura

Orivárzea investe 250 mil euros para tornar produção de arroz mais sustentável

Orivárzea investe 250 mil euros para tornar produção de arroz mais sustentável

A Orivárzea, cooperativa produtora de arroz, instalou um sistema solar fotovoltaico no terreno com uma potência de 174,9kWp, projeto que representou um investimento de 250 mil euros.

De acordo com a empresa, “ao produzir anualmente 266,89 MWh, a instalação solar fotovoltaica instalada na Orivárzea vai evitar emissões anuais de 54,2 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de uma floresta com a dimensão de 11 estádios de futebol.”

Joaquim Morais Bravo, assessor da Administração da Orivárzea, sublinha que “tínhamos um potencial de sol que não estava a ser aproveitado e, com a instalação deste sistema solar fotovoltaico, conseguimos ter arroz produzido tendo em conta uma preocupação ambiental e de proteção do ecossistema. Este investimento permite-nos ainda reduzir a fatura energética em cerca de 30%.”

A cobertura fotovoltaica da Orivárzea terá um retorno anual de 17% e vai permitir a recuperação do capital investido em cinco anos. O projeto abrange uma área de quase 2850 metros quadrados.