Hortofrutícolas

Portugal pode vir a ser o maior produtor mundial de medronho, diz cooperativa

Portugal pode vir a ser o maior produtor mundial de medronho, diz cooperativa

Portugal poderá assumir-se como o maior produtor mundial de medronho. Quem o diz é o presidente da Cooperativa Portuguesa do Medronho (CPM), Carlos Fonseca, que em declarações à Lusa refere que os avanços da investigação científica nesta área poderão colocar o país num lugar pioneiro.

De acordo com Carlos Fonseca, que é também investigador e professor na Universidade de Aveiro, a investigação nesta área “é que faz a diferença”. “Portugal pode tornar-se o primeiro produtor de medronho a nível mundial”, acrescenta. Atualmente, a Cooperativa Portuguesa do Medronho representa “produtores que já têm 200 hectares de medronhal instalados, principalmente no Centro do país”, referiu ainda.

O presidente da cooperativa diz ainda que depois dos incêndios que devastaram o país em 2017, a valorização deste fruto e o aumento da produção de medronheiros representam “uma parte da solução” para os territórios do Interior. De acordo com o investigador, o medronheiro é uma espécie autóctone da Península Ibérica e da bacia do Mediterrâneo “muito resistente ao fogo” e com grande capacidade de regeneração.