Quantcast
Inovação

Primeiro mercado hidropónico do mundo vai ser em Lisboa

Foi recentemente apresentado ao público aquele que é o “primeiro mercado hidropónico do mundo”. E sim, é em Portugal, no recém-inaugurado Mercado de Arroios, em Lisboa, que depois de um investimento de cerca de 1 milhão de euros surge totalmente renovado.

A renovação do Mercado de Arroios surge depois do lançamento da marca ‘Mercados de Lisboa’, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que irá renovar um total de 25 mercados para os tornar mais atraentes para a população.

Para além de restaurantes, lojas e espaço para a realização de feiras e outros eventos temáticos, o novo Mercado de Arroios contará muito em breve com uma estufa hidropónica no seu topo, o que fará dele “o primeiro mercado hidropónico do mundo”, de acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, que em conjunto com a Junta de Freguesia de Arroios acolheu esta ideia da Lisbon Farmers.

Margarida Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Arroios, explicou à VIDA RURAL que o projeto para esta estufa “está feito e aprovado” e “as obras para a execução do projeto vão iniciar em abril e serão finalizadas em setembro.”

Com a produção dedicada a hortícolas, como “alfaces, rúcula, manjericão e tantas outras”, esta estufa hidropónica pretende “aproveitar um espaço inativo, na cobertura de um mercado, e torná-lo produtivo e em perfeita sintonia com o local em que está situado. Desta forma, os comerciantes do mercado têm acesso diário a um produto acabado de colher”, explica a Presidente da Junta de Freguesia.

“Isto é único neste momento, não existe em nenhuma outra parte do mundo. Existe no mercado de Arroios. É a primeira experiência de agricultura urbana no topo de um mercado”, conclui.

Nota: Fotografia da Junta de Freguesia de Arroios