Quantcast
Pecuária

Programa para melhorar a gestão de doenças em animais é lançado

iStock  e

O programa Global Burden of Animal Diseases (GBAD), que tem como intuito melhorar a gestão de doenças em animais, foi lançado. Este programa é liderado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e pela Universidade de Liverpool, em parceria com instituições internacionais, afirma a OIE, em nota no site

Através da análise dos encargos globais em termos económicos, este programa “ajudará a identificar as comunidades e os indivíduos mais afetados, demonstrando como a saúde animal está intrinsecamente ligada à produtividade agrícola, ao rendimento das famílias de pequenos agricultores, à capacitação das mulheres e à oferta equitativa de uma alimentação segura, acessível e nutritiva”. Além disso, “permitirá examinar a saúde animal e o peso da doença numa perspetiva diferente”, revela a Organização Mundial da Saúde Animal.

“É mais evidente agora para todos que a saúde animal e a saúde pública estão interligadas e desempenham um papel essencial na construção de um planeta sustentável e saudável. Especialmente, se conseguirmos incorporar as componentes ambientais e socioeconómicas”, afirmou Monique Eloit, diretora-geral do OIE.

O GBAD garantiu o investimento de sete milhões de dólares da Fundação Bill & Melinda Gates e do Gabinete de Relações Internacionais, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido. Entre as fontes de financiamento estão também o Centro Australiano de Investigação Agrícola Internacional (ACIAR), a organização de bem-estar animal Brooke e a Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar, da Comissão Europeia.