De acordo com a responsável este programa – que envolve vários setores – tem tido uma maior adesão do agroalimentar, existindo já cerca de “250 produtos inscritos no programa” à espera de certificação. Recorde-se que o programa foi lançado em dezembro de 2012, numa iniciativa público-privada entre a AIP, a CAP, AEP e IAPMEI.
Incentivar o consumo interno e apoiar a internacionalização
Apesar da certificação ter o propósito de incentivar o consumo interno de produtos nacionais, “há elevado interesse das empresas na internacionalização”, e o “Portugal Sou Eu” tem também vindo a dar algum apoio nesse sentido “através de contactos com as Câmaras de Comércio de vários países”, indica Norma Rodrigues. A responsável adiantou ainda que no primeiro dia de Alimentaria (onde estão expostos alguns dos produtos com certificação Portugal Sou Eu) já existiram contatos internacionais para exportar um dos produtos agregados ao programa Portugal Sou Eu.
A responsável faz um balanço muito positivo dos poucos meses de atuação. “As empresas estão muito interessadas em algo diferenciador e que se traduz numa relação com o cliente”, sublinha.