Quantcast
 

Projeto académico de conservação de fruta premiado

Projeto académico de conservação de fruta premiado

Um grupo de investigação da Universidade de Lleida e do Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar de Espanha, recebeu um prémio de 10 000 euros para facilitar a introdução no mercado internacional de um novo micro-organismo que ajuda a conservar a fruta de IV gama.

Este projeto é da responsabilidade de Inmaculada Viñas, docente daquele universidade, que diz que o uso deste micro-organismo na indústria de processamento melhora a segurança microbiológica destes produtos, tendo em conta que inibe o crescimento de determinadas patologias de transmissão alimentaria, como a salmonela, e a e.coli.

banner APP

A investigadora diz ainda que esta tecnologia “apresenta uma série de vantagens a respeito dos métodos standard utilizados, como o uso de métodos químicos e a aplicação de práticas de fabrico e de higiene”. Esta tecnologia não altera a qualidade do produto e é compatível com a tecnologia atual de processamento de fruta cortada.