É apresentado esta terça-feira (5 de abril) um projeto da Inovisa e da McDonald’s que pretende oferecer aos empreendedores agrícolas todas as informações necessárias para lançarem um negócio próprio no setor. De acordo com o jornal Público, trata-se de um guia para os empreendedores nacionais “com informações sobre modelos de negócio, burocracias necessárias para abrir uma empresa ou financiamento”.
Luís Mira, presidente da Inovisa, explica em declarações à publicação que o documento foi inspirado no Guia do Empreendedor do IAPMEI e adaptado à realidade do setor agrícola. “Tenho dado apoio a jovens agricultores numa formação – são pessoas que já estão preparadas – e o normal é não terem pensado de forma estruturada nos modelos de negócio e nas opções técnicas que têm. Não há um pensamento de um modelo de negócio”, explica ao jornal.

E como a componente digital é cada vez mais importante, em todos os setores de atividade, para além de um guia teórico, o projeto contará também com um conjunto de vídeos com casos práticos de parceiros, como é o caso da McDonald’s, da Vitacress e da Campotec.