O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora vai ser o anfitrião da 14ª Edição da Conferência da International Farm Systems Association (IFSA 2022), que se realiza entre 10 e 14 de abril.
Esta conferência promovida pela International Farm Systems Association (IFSA) realiza-se a cada dois anos e reúne dezenas de investigadores, técnicos da administração e agentes do setor agrícola na discussão do conhecimento e inovação no funcionamento e viabilidade dos sistemas agrícolas, assim como da sua inserção no território rural e interação com o capital territorial.
“Face aos desafios das alterações climáticas e do processo de mudança acelerada do território rural do Alentejo, esta discussão baseada em dados e na evidência científica é extremamente relevante. Pode permitir identificar soluções inovadoras para as grandes questões que se colocam ao uso dos recursos naturais e sociais, e à preservação e valorização dos ativos de cada território. Soluções implementadas e estudadas noutros contextos na Europa e no mundo podem revelar caminhos não só inovadores como inspiradores”, refere, em comunicado, a presidente da Conferência e diretora do MED, Teresa Pinto Correia.
As apresentações e debates no IFSA2022 estão organizadas nos seguintes temas:
- Serviços de apoio à inovação;
- A interseção da ciência e da prática: perspetivas do sistema agrícola;
- A agroecologia como resposta às alterações climáticas;
- Sistemas alimentares, redes e estruturas de apoio;
- Tecnologias inteligentes em sistemas agrícolas e alimentares;
- Integração paisagística da agricultura.
As inscrições do evento que ocorre em Évora fecham hoje.