Quantcast
Clonagem

UE vai proibir clonagem de animais de produção

UE vai proibir clonagem de animais de produção

O Parlamento Europeu prepara-se para votar um projeto legislativo que pretende proibir na União Europeia a clonagem de todo o tipo de animais de produção e a compra de animais clonados noutros países. Entre os motivos apresentados na proposta estão a elevada taxa de mortalidade durante todas as fases do processo de clonagem, assim como a crescente preocupação dos cidadãos europeus em relação ao bem-estar animal e à ética.

Se for aprovada, a normativa tornará ilegal a importação de animais, produtos para a sua reprodução e alimentos e rações de origem animal de países terceiros sem um certificado de importação que comprove que não são resultado de clonagem nem descendentes de um animal clonado.

banner APP

A Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) publicou em 2008 um documento que alegava que a saúde o bem-estar de uma parte significativa de animais clonados tinha sido posta em causa, em alguns casos de forma grave e com um resultado fatal. A isto deve-se, segundo a EFSA, a baixa eficiência da clonagem, entre 6% e 15% para o gado bovino e de 6% para suínos.